segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cabo Verde e Portugal, cidades e culturas tudo numa Língua comum.



Cabo Verde não é só um lugar onde a beleza nos toca em tons do mais profundo azul misturado com as todas as cores da Terra; Cabo Verde é também um lugar onde a cultura se liga á vida do seu povo mantendo a memória colectiva e as suas ligações ao Mundo.
Desse Mundo faz também parte o Mundo Português .

A sua cultura e a sua língua tocam-se numa união que transcende o que possívelmente separou no passado e que resistindo, continuou através da história dos dois países a trocar experiências, ambições, palavras e histórias comuns, vividas pela comum partilha da expressão artística e cultural dos seus povos .

Hoje o que liga Portugal a Cabo Verde é muito mais o que passa pelo amor á modernidade e à esperança para uma vida melhor e os esforços para que essa ligação transpareça são feitos todos os dias , aproveitando o que de melhor une os dois países irmãos.

No passado dia 25 de abril , durante as comemorações do Dia da Liberdade em Lagos, esteve presente o Presidente da Câmara da cidade de Ribeira Grande de Santiago, para que ambos os Presidentes de Câmara assinassem um Acordo de Geminação.Nessa cerimónia que decorreu no contexto das comemorações do 36.º aniversário do 25 de Abril, estiveram presentes os presidentes dos dois municípios – Júlio Barroso e Manuel Monteiro de Pina , para além do Embaixador Cabo-Verdiano em Portugal. 550 anos depois da chegada dos portugueses, entre os quais navegadores lacobrigenses, a Cabo Verde,este acordo reveste-se assim da maior importância, podendo tornar-se um motor para a troca mais alargada das culturas, tradições e conhecimento que tão importante é hoje em dia para o crescimento e evolução das nações.

Cabo Verde que tem tradição literária e poética de significativa importância poderá assim dar a conhecer aos habitantes Lacobrigenses escritores e poetas , maravilhosos entre os quais se contam Poetas como: Sérgio Frusoni, Eugénio Tavares, B.Léza, João Cleofas Martins, Ovídio Martins, Jorge Barbosa, Corsino António Fortes, Baltasar Lopes da Silva (Osvaldo Alcântara), José Lopes, Pedro Cardoso, Manuel Lopes, António Nunes, Aguinaldo Fonseca, Teobaldo Virgínio, Gabriel Mariano, Ovídio Martins, Onésimo Silveira, João Vário (Timóteo Tio Tiofe), Oswaldo Osório, Arménio Vieira, Vadinho Velhinho, José Luís Tavares, Vera Duarte, Gabriel Mariano, Amílcar Cabral, e Arthur Vieira e Escritores que importa conhecer com nomes como os de: Manuel Lopes, Germano Almeida, Luís Romano de Madeira Melo, Orlanda Amarílis, Jorge Vera Cruz Barbosa, Pedro Cardoso, José Lopes, Mário José Domingues, Daniel Filipe, Mário Alberto Fonseca de Almeida, Corsino António Fortes, Arnaldo Carlos de Vasconcelos França, António Aurélio Gonçalves, Aguinaldo Brito Fonseca, Ovídio de Sousa Martins, Henrique Teixeira de Sousa, Osvaldo Osório, Dulce Almada Duarte, Filinto Elísio, Manuel Veiga.

Acrescentando que as tradições Cabo Verdianas, de uma cultura virada para para o artesanato, em que a tecelagem e a cerâmica têm enorme importância , se ligam às tradições da cidade de Lagos, onde também o artesanato possui um enorme enraízamento na sua população, podemos esperar deste acordo uma importância e relevo enormes para a continuada afirmação dos laços afectivos e culturais entre estes dois lugares tão semelhantes entre si e com tanto de cultura e história para unir. A cidade de Lagos e a Cidade da Ribeira Grande de Santiago estão assim de parabéns. O futuro ainda é o melhor do que está para chegar.




1 comentário:

  1. Amigos poetas blogueiros, parabéns por utilizarem a internet como forma de dividir com o mundo o seu pensar, o seu compreender, desempenhando a missão do poeta que é se afirmar como ser humano, sobretudo perante si mesmo, captar os arquétipos coletivos de sua época e princípios universais, permitindo após compreender-se ou não compreender-se, que pela sua obra os da sua época tenham referência alternativa para fazer a leitura do mundo e as gerações posteriores entenderem a própria história da humanidade. Tudo temperado pelo sonho, pela sensibilidade e pela utopia. PASSOU A ÉPOCA DE ESCREVERMOS E GUARDAR NA GAVETA NOSSAS CRIAÇÕES DEPOIS DOS MAIS PRÓXIMOS FINGIREM TER LIDO PARA NOS AGRADAR. Através do meu blog quero aprensentar-lhes a video-poesia, que usa várias linguagens de uma só feita, a serviço do texto. Se gostar divulgue e compartilhe com os seus contatos. Acessar em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderEliminar