domingo, 30 de maio de 2010

a verdade em educação tem muito a ver com a realidade temporal.



Desde os meus tempos de estudante que me lembro de ouvir gente a dizer mal do ensino em portugal.antigamente havia dois tipos de pessoas que diziam o pior possível , os ricos e os pobres.Os ricos porque queriam afastar os pobres de tentações de liberdade e conhecimento de verdades que para eles deveriam permanece ocultas; os pobres para tentar assim afastar filhos e filhas de maiores desilusões.
A verdade ( para prosseguir a tal rota inventada pela dona manuela doPsD ) é que os ricos faziam tudo para manter os pobres dentro da linha , e os pobres esses coitados tudo faziam para morrer o mais tarde possível e se possível ganhar algum para poderem comer uma buxa.

Os tempos lá foram andando, com muitos acidentes e muita desgraça ; muita morte inútil e muito desperdício de vidas e inteligências e apesar das oposições e lutas desiguais entre uns e outros lá chegamos aos nossos dias, em que apesar das divisões se mantiveram, alguns pobres houve quem conseguiram quebrar o círculo e conquistar para si e para os seus uma vidinha melhor.

Eu que não sou nem dada a intrigas nem a invejas acho muito bem.Acho que o futuro é para se conquistar, acho que devemos ser maiores que a nossa sina , ou fado , ou destino ou seja lá aquilo que lhe quiserem chamar; temos que ser em suma , capazes de agarrar o boi pelos cornos como fazia o saudoso salvação barreto que passe embora os maus exemplos nos deixou, nos deixou também esse que não podia ser melhor nem mais ilustrativo.

Claro que nos dias que correm , aqueles que outrora procuravam impedir a maioria de aprender e de lutar por uma vida melhor, são mais ou menos os mesmos.E dizem mais ou menos a mesma coisa , enquanto adaptam as modernas descobertas e tecnologias a um esforço cada vez mais aprofundado no sentido de retirar ao povo aquilo que o povo foi capaz de conseguir.
A diferença é a de que esse povo já não diz a filhos e filhas o mesmo que dizia outrora, posto que compreendeu duas importantes verdades. A primeira que é a da importância da educação para atingir conhecimento a segunda , a de que afinal os ricos podem der combatidos no seu próprio território. Evidentemente que não devemos meter os ricos no mesmo saco tratando com desprezo todos aqueles que por nos parecerem estar melhor que nós, mas devemos ter muito cuidado com os sinais e com o que dizem aqueles que por uma razão ou por outra têm nas suas mãos o poder de nos controlar a vidinha. E é aí que entra o conhecimento. Porque é através do conhecimento que chegamos à sabedoria e é através da sabedoria que conseguimos distinguir as diferenças entre aqueles que apenas desejam manipular-nos e aqueles que de facto estão interessados em abrir caminhos para o futuro.

É que sejam quais forem as nossa dificuldades, se tivermos capacidade para aprender e para nos educar , seremos cada vez mais capazes de escolher melhor aqueles que queremos a governar por exemplo.Assim a verdade em educação , passa muito pela verdade temporal pois todos estamos condicionados pelo tempo em que vivemos, agora não temos necessáriamente que nos deixar manipular nem pelo tempo, nem pelos que julgam estar acima de nós seja porque razão fôr.




Sem comentários:

Enviar um comentário