terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gastronomia elevada a "Maravilha"




Em 2011 regressa o concurso das "7 Maravilhas", desta vez dedicado à gastronomia.

O concurso foi apresentado esta segunda-feira, 7 de Fevereiro, em Santarém, cidade que será sede do evento, e prolongar-se-á até Setembro, altura em que serão divulgados os sete finalistas, um por cada uma das seguintes categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces.
A cerimónia de apresentação do concurso juntou o ministro da Agricultura, António Serrano, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, o vice presidente do Conselho de Admnistração do RTP, José Marquitos, o director de programas da RTP, José Fragoso, canal que vai acompanhar o concurso eLuis Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal e ainda Catarina Furtado que vai apresentar o programa das "7 Maravilhas da Gastronomia".

Um painel de 70 especialistas irá escolher os 70 pratos pré-finalistas. Até 21 de Maio, 21 figuras irão escolher as 21 maravilhas.
Na primeira semana de Setembro, serão conhecidos os sete finalistas, um por cada uma das sete categorias.
Contam-se pelos dedos de uma mão os países com verdadeiro capital de perenidade, para falar do património gastronómico, como só Portugal tem. O nosso país oferece uma grande diversidade de paladares, para todas as bocas, para todos os gostos”, afirmou Luís Segadães. “As artes culinárias constituem um património intangível, testemunho da nossa identidade cultural e são fator decisivo na escolha de Portugal como destino turístico. Em 2011 damos a conhecer um Portugal mais rico, mais saboroso e sempre ao gosto de cada um”.

O Ministério da Agricultura não podia estar à margem desta iniciativa, pois não comemos nada que não venha deste sector. Uma das vias para promover a produção nacional é divulgando a gastronomia. É a alavanca do sector primário e a sociedade deve ser co-responsabilizada pela dinamização deste sector”, referiu António Serrano, Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas.
Uma iniciativa deste género valoriza o território nacional, reforça a relação de confiança que os portugueses devem assumir com Portugal. Temos a ambição de divulgar a gastronomia portuguesa a nível nacional e internacional”, explicou Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo.

Todas as receitas e pratos a considerar no processo de eleição serão organizados pelas 10 regiões do país e em 7 categorias: Entradas, Sopas, Carnes, Caça, Peixe, Marisco e Doces.

Após um processo de selecção por parte de 70 especialistas, para chegar a uma lista de 70 pré-finalistas, e posteriormente por um painel de 21 personalidades notáveis, a short list de 21 Finalistas será apresentada a 7 de Maio de 2011.
A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2011, e as “7 Maravilhas da Gastronomia” serão reveladas no mesmo mês em Santarém.

Os 7 vencedores serão revelados numa cerimónia única, a transmitir em directo a partir de Santarém pela RTP, Televisão Oficial das “7 Maravilhas da Gastronomia”.
À semelhança da operação realizada com as “Maravilhas Naturais de Portugal”, a RTP vai envolver as áreas de informação e programação e divulgar as 21 finalistas durante os meses de Julho e Agosto, no programa “Verão Total”.
Este é um dos eventos mais importantes que vamos acompanhar este ano e queremos abordar a gastronomia de forma ambiciosa, dedicando-lhe um conjunto de programas que se iniciam hoje em Santarém. A gastronomia é o maior desporto nacional e a nossa tarefa é garantir a visibilidade de anos anteriores”, afirmou José Fragoso, director de programas da RTP.
É com enorme prazer que a RTP se associa a este evento, o qual é verdadeiramente popular e vai envolver o país através de um dos seus principais activos, a gastronomia”, explicou José Marquitos, vice-presidente do RTP.
Tudo começou com a criação da New 7 Wonders Foundation com sede no Le Corbusier em Zurique pelo filantropo suiço Bernard Weber, que lançou a maior votação planetária jamais realizada para eleger as “Novas 7 Maravilhas do Mundo” em 2007.07.07, no Estádio da Luz em Lisboa, um dos maiores eventos de sempre em Portugal.
Seguiu-se as “7 Maravilhas de Portugal” numa votação que envolveu mais de 300 mil portugueses que legeram o Mosteiro Alcobaça, Mostero dos Jerónimos, Palácio da Pena, Mostero da Batalha, Castelo de Óbidos, Torre de Belém, Castelo de Guimarães.

A 120 de Junho de 2009 foram eleitas “As 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”, uma iniciativa que contou com cerce de 240 mil votos e que legeu a Fortaleza de Diu na Índia, a Fortaleza de Mazaga em Marrocos, a Basílica do Bom Jesus em Goa na Índia, Cidade Velha de Santiago em Cabo Verde, a Igreja de s:pauloem Macau, Convento de S. Francisco de Assis da Penitênciaem Ouro Preto, e o Convento de S. Francisco e Ordem Terceira em S. Salvador da Bahia no Brasil.
Em 2010 elebrou-se o Ano da Biodiversidade e segundo Bernard Weber, fundador da New 7 Wonders "se querem salvar alguma coisa, primeiro precisam de saber apreciá-la realmente".

Foi então criado o concurso “As 7 Maravilhas Naturais de Portugal” que registou cerca de 660 mil votos.
Foram eleitas as Grutas de Miradaire, em grutas e cavernas,, Lagoa das Sete Cidades em zonas aquáticas não marinhas, Portinho da Arrábida em praias e falésias, Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico em grandes relevos, Parque Naional da Peneda-Gerez em zonas protegidas, Ria Formosa em zonas marinhas e a Floresra Laura e Silva-património mundial, em florestas e matas.


Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário