domingo, 1 de maio de 2011

Sócrates é um homem perigoso

Share |O que Sócrates está a fazer ao país é muito perigoso. Não, não me refiro ao facto de ter duplicado a nossa dívida externa em cinco anos, passando-a para o nível histórico de 100% do PIB. Não, não me refiro a ter estourado com as contas públicas, a ponto de ter que chamar o FMI para nos tirar do poço. Não, não falo do autismo que nos levou (já) a gastar dinheiro em magalhães, TGVs e Aeroportos quando não tínhamos cheta para pagar aos credores ou, até, ordenados aos nossos soldados. Isso, ele já fez, não “está a fazer”. Quando digo que “Sócrates está a fazer ao país”, refiro-me à forma como está a levar a extremos a demagogia e a mentira nesta pré-campanha e na encenação da crise política que nos trouxe a ela. A forma como Sócrates elaborou a sua difícil estratégia eleitoral pode transformar-se em algo demasiado perigoso. Sócrates partiu o país, dividindo-o em três grandes grupos. Um grupo obediente que vive da sua máquina partidária (que durante 14 anos misturou com o Estado). Um grupo crítico que ele conseguiu de tal forma desinteressar pela política que já nem vota. E um terceiro grupo que percebe o risco que o país corre se continuar mais um dia com Sócrates como Primeiro-Ministro. O discurso de Sócrates, nestas eleições, extremou-se numa arte que vinha desenvolvendo, arrebanhando pela necessidade – como nunca – o primeiro grupo; excluindo ainda mais o segundo e insultando, achincalhando e revoltando o terceiro. Eu não acredito – nem me passa pela cabeça – que Sócrates possa ganhar as eleições. Não acredito que o primeiro grupo seja suficiente e não me parece que no segundo encontre suficientes distraídos para votarem em si. Sócrates vai perder! Mas, e se ganhasse? O que Sócrates tem vindo a fazer nesta pré-campanha deixa-nos sem resposta quanto ao futuro de Portugal. Um Portugal que teria no primeiro grupo um mais do que legitimado exército de inúteis agarrados já não à carne mas só já ao osso; um segundo grupo mais excluído do que nunca e um terceiro com níveis de revolta sem paralelo na nossa democracia. Foi com enorme tristeza por Portugal e pelos meus filhos que vi Sócrates ganhar em 2005 e mais em 2009. Mas o cenário era então suportável para que continuasse a trabalhar, a esforçar-me, a pagar impostos. Mas o cenário de uma vitória de Sócrates em 2011 não me deixaria margem de sobrevivência nem sequer qualquer vontade de ser português. E, como eu, haveria muitos, num país partido, crispado e conflituante, cuja paz social não seria mais possível. Sócrates é, pois, perigoso, já não apenas por ter a enorme habilidade de destruir as finanças do País mas porque, ganhando, seria capaz de tornar Portugal num lugar estranho e perigoso, onde o terrorismo de Estado passaria a ser a Lei e onde a única solução possível na consciência de muita gente passaria a residir apenas num cenário: o do Golpe de Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário